Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Organismos Geneticamente Modificados (OGM's)

Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são organismos que são manipulados geneticamente, através das técnicas da engenharia genética, de modo a favorecer as características que pretendamos, como a cor, tamanho, etc. Uma vez que se conseguem atravás da engenharia genética, nomeadamente da técnica do DNA recombinante, possuem alterações em partes do genoma.




Além dos OGM, existem os transgénicos. Muitas vezes são tidos em conta como sinónimos, mas isso é um erro: um OGM apenas foi alterado geneticamente, sem receber material genético de outros organismos, enquanto os transgénicos recebem segmentos de DNA de outros organismos.

Contudo, existe um grande debate ético relativamente à produção de OGM: ainda não são conhecidos os efeitos destes organismos no Homem, nos animais e na Terra, a longo prazo.

Na minha opinião, acho que enquanto estes não demonstrarem incovenientes sérios e confirmados, devem ser produzidos mesmo que não seja em quantidades industriais, pois têm grandes vantagens: melhoram-se as propriedades nutritivas, produzem-se em grande número, aumenta-se a sua resistência a pragas e doenças, produzimos as espécies com as caracteristicas que desejarmos, etc. No entanto, existem algumas desvantagens, mas que muita gente opta por "esquecer": aparecimento de novos vírus, as ervas daninhas tornam-se mais resistentes e pode haver um aumento dos sintomas de alergia a certos alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário