PROCARIONTES
Nos procariontes, a regulação do material genético é feita através dos operões, os quais são conjuntos de genes que se encontram funcionalmente relacionados, contíguos e controlados coordenadamente. Estes são constituídos pelo promotor, pelo operador e pelos genes estruturais; além disso, "trabalham" de perto com um gene regulador e um repressor.
Os dois operões que mais activamente actuam na síntese proteica, são os operões lac (lactose) e trp (triptofano).
Existem dois tipos de operões:
- Operão Indutivel - ex: lac
- Operão Repressível - ex: trp
OPERÃO INDUTIVEL
Num operão indutivel, como é o caso do operão lac, o repressor é sintetizado na forma activa, logo liga-se ao operador, bloqueando a transcrição dos genes. Quando existe lactose em muita quantidade, esta liga-se ao repressor, inactivando-o, fazendo com que ocorra transcrição dos genes que sintetizam proteínas para degradar a lactose em excesso.
OPERÃO REPRESSÍVEL:
Num operão repressível, como é o caso do operão trp, o repressor é sintetizado na forma inactiva, o que permite a transcrição dos genes estruturais. Ao ocorrer essa transcrição, aumenta-se a quantidade de triptofano. Quando esta quantidade é muito elevada / em excesso, o triptofano liga-se ao repressor e activa-o, fazendo com que pare de existir transcrição dos genes estruturais e não seja sintetizado mais triptofano.
EUCARIONTES
Apenas uma pequena parte do genoma dos eucariontes é ocupada por genes que codificam proteínas. No entanto, o número de proteínas produzidas pelos eucariontes excede largamente o número de genes. Este facto pode ser explicado tendo em consideração o seguinte:
- os exões codificam sequências de aminoácidos, designadas domínios, que podem fazer parte de mais do que uma proteína. Diferentes combinações de exões formam diferentes proteínas;
- sequências de DNA, que funcionam como intrões num determinado contexto, podem funcionar como exões e codificar proteínas num contexto diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário